Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Aviação Agrícola
Aviões são cada vez mais usados na agricultura
17/07/2018
Para produzir bem, toda ajuda é bem-vinda. Até mesmo quando chega do alto. Nos canaviais, os aviões aplicam os chamados maturadores, que são produtos químicos usados no gerenciamento da colheita e no amadurecimento da planta.

O agricultor Luiz Carlos Dalben explica que esse tipo de procedimento é feito quando a cana-de-açúcar já está adulta, no momento em que o emprego de tratores é inviável.

Nos pomares, os aviões são úteis no combate ao greening, a pior doença da citricultura e que é transmitida por um pequeno inseto. Marcelo Scapin, especialista em tecnologia de aplicação, conta que as pulverizações com avião permitem tratar uma grande área em pouco tempo, além de serem eficientes e seguras.

No Brasil, o mercado da aviação agrícola cresceu muito nos últimos anos. A frota nacional é a segunda maior do mundo, ficando atrás só da dos Estados Unidos. São mais de 2,1 mil aviões.

O empresário Jayme Telles Razuk Filho diz que, embora a cana-de-açúcar concentre a maior parte da demanda, há bastante trabalho de janeiro a dezembro, com os aviões se deslocando para outras culturas.

Jayme explica que um avião gasta, em média, 30 litros de água por hectare para fazer uma excelente pulverização. Já um trator utiliza 200 litros. Uma outra vantagem é que a aeronave pode operar logo depois da chuva. Já com o trator é preciso esperar secar a área.

O modelo mais usado na aviação agrícola está no mercado há quase 50 anos. O projeto nasceu a pedido do Ministério da Agricultura para ajudar na produção brasileira. A primeira unidade foi fabricada em 1972. Hoje, o modelo está na sétima versão. Ele carrega até 900 litros e pode ter um desempenho de até 200 hectares/hora na pulverização de plantações de soja, milho e cana.

Até o fim do ano, a Embraer vai bater a marca de 1.400 unidades produzidas. Todas elas atendem ao mercado interno. Um avião agrícola leva três meses para ser fabricado.
FONTE: Nosso Campo
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: