Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Cientistas convertem restos de alimentos em energia limpa
03/07/2018
O “digestor anaeróbico” decompõe a matéria orgânica em um ambiente livre de oxigênio.
Cientistas da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e da Universidade Jiao Tong de Xangai, na China, descobriram um método de converter resíduos alimentares em uma fonte de energia limpa. O sistema digestor é autossustentável pois a eletricidade e o calor gerado o energizam completamente em todos os seus processos.

De acordo com os cientistas responsáveis pela descoberta, Zhang Jingxin e Tong Yen Wah, existem muitos exemplos mundo a fora que justificam a existência e a aplicação desse tipo de tecnologia. Em Cingapura, por exemplo, eles afirmam que as sobras são responsáveis por cerca de 10% do total de resíduos gerados, enquanto a taxa de reciclagem é atualmente de cerca de 14%.

O chamado “digestor anaeróbico” funciona como um estômago bioquímico que decompõe a matéria orgânica em um ambiente livre de oxigênio. Ele utiliza microrganismos que não respiram oxigênio para decomporem a matéria química dos resíduos alimentares transformando-a em biogás, que vai ser o responsável por gerar calor e luz.

Todos os processos no sistema são controlados e monitorados para garantir um desempenho ideal e seguro. Os pesquisadores explicam que existem sensores que são programados para enviar avisos sobre o andamento do processo e alertar sobre a existência de qualquer problema de segurança em tempo real através de um aplicativo de celular.

O digestor anaeróbico também converte cerca de 80% do lixo alimentar introduzido no sistema em uma mistura rica em nutrientes, que pode ser processado para produzir fertilizantes líquidos capazes de serem introduzidos nas culturas agrícolas.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: