Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Agronegócio
Mercado brasileiro de gesso agrícola está em forte expansão
28/06/2018
A alta demanda pelo gesso fez com que faltasse fornecedores do produto.
O mercado brasileiro de gesso agrícola está em forte expansão nos últimos anos. É isso que apontou o engenheiro agrônomo e Diretor Técnico da empresa SulGesso, Eduardo Silva e Silva, em entrevista para o portal Globalfert.

De acordo com Silva, o gesso vem demonstrando um excelente desempenho no fornecimento de cálcio e enxofre solúveis para as plantas, além de combater o alumínio tóxico e a descompactação do solo. Ele afirma que apesar do mercado de gesso agrícola não ter começado muito bem, ele tende a crescer cada vez mais devido ao seu baixo custo e a carência de nutrientes do solo brasileiro.

“Os primeiros anos do uso do produto no Sul do Brasil foram muito difíceis porque o produtor rural desconhecia os atributos do gesso no solo e suas aplicações. Contudo, o mercado tende a crescer especialmente porque o gesso agrícola é a fonte de enxofre solúvel mais barata e os solos brasileiros estão carentes de enxofre”, explica.

Silva lembra ainda que faltam fornecedores desse tipo de produto no Brasil pois a demanda está crescendo ano a ano e o ele pode ser aplicado nos mais diversos tipos de cultura. Segundo o agrônomo, a soja é a que mais utiliza o gesso, mas ele também é adquirido com frequência por produtores de milho, trigo e pastagem.

“Na soja o produto tem sido amplamente utilizado na forma granulada, por proporcionar maior enraizamento, melhor nodulação e maior peso de grão. Cada vez mais o produtor tem exigido precisão na agricultura, o que se traduz em produtos com uniformidade na granulometria, dureza adequada, baixa umidade e facilidade na aplicação”, comenta.

No entanto, o diretor lamenta que a recente greve dos caminhoneiros tenha provocado uma alta no preço do gesso agrícola, mas garante que a situação irá se normalizar em breve. “Visualizamos estabilidade para este ano”, finaliza.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: