Sábado, 21 de Julho de 2018
Agricultura
Soja: veja três dicas de planejamento da safra que podem render boa economia
26/06/2018
Consultor técnico do Projeto Soja Brasil lista três fatores que podem contribuir com a diminuição de custos e elevação da produtividade

Cada safra de soja apresenta um desafio diferente. Ainda é cedo para saber quais serão os percalços da temporada 2018/2019. Na safra passada, por exemplo, os veranicos no período de plantio e chuvas na colheita prejudicaram a produtividade no país.

Para ajudar o produtor na tomada de decisão, o consultor técnico do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, explica que um planejamento mais enxuto e com mais embasamento técnico pode reduzir os custos de produção em até 35%.

“Nas últimas safras, em função do bom preço pago pela soja, houve alguns exageros dos produtores. Então é hora de apertar o cinto, fechar a torneira com embasamento técnico, ou seja, diminuir os custos sem comprometer os rendimentos das lavouras”, comenta Lantmann.

O pesquisador listou três fatores que podem contribuir nessa economia: adubação, dessecação e controle biológico. Lantmann lembra que há métodos de controle biológico que geram custo-benefício, como a vespa Trichogramma spp (ao contrário do dito no vídeo, quando o consultor diz trichoderma, ele quis se referir a vespa).

“O número de dessecação pré-colheita é muito grande, não necessidade de se fazer. É uma prática que pode gerar perdas de até 4%. Outro fator, a escolha do adubo. O adubo hoje representa 40% dos custos de produção. Se o produtor tiver um solo fértil e realizar um uso racional do fertilizante, pode economizar até 20%, o que é muito significativo”, orienta o pesquisador.
FONTE: Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: