Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Tecnologia
“Tatuagem-sensor” monitora o consumo de água das plantas
21/06/2018
A tecnologia é apelidada de “plant tattoo sensor” ou tatuagem-sensor de planta, numa tradução livre. Trata-se de uma fita colada nas folhas que pode informar o consumo de água das plantas. O cientista Patrick Schnable, da Universidade Estadual de Iowa (EUA), conta que foi possível acompanhar o percurso da água em dois tipos de milho, da raiz até as folhas mais altas. Ele afirma que a ferramenta vai permitir o desenvolvimento de plantas com consumo de água mais eficiente.

O sensor flexível é feito de óxido de grafeno, material sensível ao vapor d’água. A “tatuagem” é capaz de medir a transpiração da folha. O pesquisador líder do projeto, Liang Dong, conta que o sensor de planta já foi testado com sucesso em laboratório e em campo experimental. Dong afirma que o equipamento é tão pequeno que não atrapalha o crescimento e a produtividade da planta.

A patente da tecnologia foi requerida pela Fundação de Pesquisa da Universidade Estadual de Iowa e poderá ser comercializada pela EnGeniousAg. (Não foi divulgada informação sobre o lançamento comercial do produto). Segundo Dong, o processo de fabricação do sensor é simples e custa alguns centavos (de dólar). Os pesquisadores acreditam que a novidade será usada para testes de controle de doenças e de pesticidas. Outros usos da tecnologia são previstos para áreas como a biomedicina e a construção civil.
FONTE: Universidade Estadual de Iowa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: