Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Tecnologia
Aplicativo calcula peso e preço de bois
21/06/2018
Aplicativo identifica medidas, peso e valor dos animais.
Aplicativo calcula peso e preço de bois
Pecuarista de Canópolis (MG) desenvolveu programa para facilitar e baratear o processo de pesagem do gado.

Um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de criadores de gado é o controle de custos. Com foco nessa questão, o pecuarista Eduardo Mamede, de Canópolis (MG), desenvolveu um aplicativo para facilitar e baratear o processo de pesagem do gado. “Eu tive a ideia de criar o app quando estava com meu pai na nossa fazenda, a Bela Vista, no Triângulo Mineiro. Queríamos saber quanto cada um dos bois num lote pesava, mas não tínhamos recursos para isso, apenas suposições incertas”, conta Mamede.

No ano passado, Mamede contratou uma equipe especializada em desenvolvimento mobile para criar o Pesa Fácil. Com base em apenas uma foto do animal, o aplicativo identifica suas medidas, peso e valor com precisão. Para isso, são utilizados um extenso banco de dados e informações como o preço da arroba praticado no dia em diversas regiões do país e do mundo. “Isso traz segurança para a tomada de decisão do produtor na hora de vender o boi”, afirma Mamede.

A pesagem feita através do aplicativo facilita a vida do produtor porque pode ser realizada em qualquer espaço e em pouco tempo. Além disso, as informações dos bois ficam registradas na ferramenta e é possível acompanhar como elas estão evoluindo. O app também possibilita enviar esses dados por e-mail.

Segundo Mamede, o Pesa Fácil faz com que os fazendeiros economizem com a compra de balanças tradicionais – que podem custar entre 3.000 e 30.000 reais, dependendo do modelo do equipamento e da necessidade do produtor. “As balanças mais caras estão distantes da capacidade financeira dos pequenos e médios produtores, que acabam pesando os animais com métodos não tão eficazes, como as fitas torácicas de pesagem”, afirma ele.

Na pecuária, decisões em relação ao manejo, nutrição e sanidade animal são baseadas no peso corporal. Por isso, a pesagem e a possibilidade de fazê-la de modo acessível são importantes.

O Pesa Fácil está em fase de testes e a previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2016 – no Brasil e no exterior. O app funcionará em qualquer smartphone. Mamede ainda não definiu como será o modelo de monetização. “Uma coisa é certa: será acessível para todos os produtores rurais”, afirma ele.
FONTE: Globo Rural
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: