Segunda-Feira, 25 de Junho de 2018
Pesquisa e Desenvolvimento
Insetos podem ser solução para escassez de alimento
14/06/2018
O uso dos insetos para a alimentação crescerá nos próximos anos.
O uso de insetos como fonte alternativa de proteína pode ser uma solução contra a escassez de alimentos. Especialistas estimam que até 2013 serão necessários 60 milhões de toneladas de proteína para atender a demanda da população mundial, o que indica que a necessidade de alimentos aumentará 50%.

De acordo com Josep Vidal, co-fundador da Nutrinsect, o uso dos insetos para a alimentação crescerá muito dentro da próxima década, sendo uma fonte de alimentação "adequada para resolver os problemas que virão em breve". Ele alerta para o fato de que o planeta não tem recursos suficientes para oferecer tudo que a humanidade precisa, o que torna ainda mais urgente a busca por outras proteínas e alimentos.

"Em 2030, teremos que alimentar 100.000 milhões de animais de criação que, desde o nascimento até o sacrifício, competem conosco por comida e isso vem num momento insustentável ", comenta.

O especialista explica que os insetos possuem grandes vantagens como por exemplo não precisarem de muito espaço para serem cultivados, e só contribuírem com 1% das emissões de gases que provocam o efeito estufa ao contrário dos suínos e bovinos. Segundo ele, apenas com um quilo de ovos de insetos é possível obter 300 quilos de larvas em apenas 72 horas, processo bem mais rápido do que o observado em bois, por exemplo.

Outro ponto positivo dos insetos é sua grande confiabilidade sanitária muito grande, já que o risco de transmissão de doenças é mínimo. Vidal acredita que os insetos serão primeiramente consumidos pelo gado, mas destaca que sua implementação na dieta humana será de fundamental importância já que eles contêm "os nutrientes necessários para a nutrição humana, desde proteínas até vitaminas ou cálcio".

FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: