Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018
Agronegócio
Produção de etanol deve aumentar consumo de milho
12/06/2018
Dados indicam um ganho de 600 mil toneladas do grão para a produção de etanol.
Estimativas da empresa de consultoria agrícola Agroconsult apontam que a perspectiva em relação a produção de etanol de milho é de crescimento para esse ano no Brasil. Em contrapartida, o consumo do grão para a produção de ração animal deve cair no ciclo 2017/2018 devido às dificuldades existentes no setor de carnes.

Os dados do levantamento indicam um ganho de 600 mil toneladas do grão para a produção de etanol em relação à última safra, já o uso de milho para a fabricação de ração deve ter um decrescimento de até 1,2 milhão de toneladas. André Debastiani, sócio da Agroconsult, afirma que, o Brasil destina cerca de 1,5 milhão de toneladas por safra para a produção do combustível atualmente, número que pode chegar a 5 milhões nos próximos anos, resultando em uma alternativa para o setor.

"O único alento que vem do consumo interno é do mercado de etanol. É um mercado que vem crescendo principalmente em Mato Grosso e em Goiás. Há umas quatro plantas já em operação e 12 projetos para entrar em operação nos próximos cinco anos", disse.

A consultoria avalia que haverá uma diminuição territorial das lavouras de milho na primeira safra de 2018/2019, porém a safrinha deve ter um aumento de aproximadamente 1 milhão de hectares no Brasil. Esse possível acréscimo da produção é um dos fatores que se soma ao baixo custo do milho para a fabricação de biocombustível e a proximidade que as usinas da região Centro-Oeste têm para fornecer etanol para o Norte e Nordeste como principais motivos para a recuperação comercial do etanol frente a gasolina.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: