Sábado, 23 de Junho de 2018
Clima
Inverno deve ser positivo para cereais de inverno
22/05/2018
Mês de maio teve regularidade e bons volumes de chuva, ideal para plantio.
De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio do Santos, da Rural Clima, o inverno tem uma projeção do clima positivo para os cereais de inverno. “Os modelos meteorológicos indicam que o mês de maio terá regularidade quanto ao tema, tendo bons volumes de chuva e seguindo assim ao longo do outono e todo o inverno”, afirma.

De acordo com o especialista, essas são “condições excepcionais para a cultura do trigo, com frio e umidade, ou seja, tudo que a planta precisa, inclusive no período de colheita, tendo condição parecida ao ano de 2016, onde a safra de trigo foi excepcional”.

Segundo o gerente da Regional Norte da Biotrigo, Fernando Michel Wagner, o mês de Maio é o melhor momento para a semeadura do trigo. Isso porque os dados históricos apontam que o plantio precoce (Abril) expõe a maior ocorrência de doenças, como por exemplo a Brusone, e o maior risco com perdas por geada.

“Vemos uma certa tendência de se ter maior pressão nos campos semeados precocemente, ao contrário daqueles semeados a partir do mês de maio. Ainda que algumas cultivares ofereçam um maior nível de resistência à Brusone, é preferível semear em datas que ofereçam menor risco, dado o dano potencial que ela pode causar à lavoura, especialmente às regiões oeste, transição e norte paranaenses. Outro agravante é o risco da geada, maior em semeaduras no mês de abril”, alerta Wagner.

“Se analisarmos as cultivares que eram semeadas nessas regiões há cinco ou seis anos atrás, o nível de resistência à germinação na espiga evoluiu bastante, o que oferece uma segurança muito maior ao semear trigo nos meses de maio e junho. Quanto a semeadura da soja, não devemos ter problemas pois os ciclos mais semeados ainda deverão abrir um bom espaço para os agricultores que desejam semear a leguminosa no início do zoneamento; sem falar das áreas abertas anteriormente onde se semeia milho ou outro cereal no inverno”, conclui.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: