Domingo, 22 de Julho de 2018
Agricultura
Soja: "BR tem problemas que limitam exportação"
15/05/2018
Para secretário de Comércio dos Estados Unidos, Brasil precisaria aumentar embarques do grão para a China em 60% para substituir as vendas norte-americanas.

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, afirmou nesta segunda-feira, 14, que o Brasil teria de elevar suas exportações de soja à China em 60% para substituir as vendas americanas desse grão ao país asiático. "Mas, se o Brasil pudesse embarcar (adicionalmente) tanto assim a preços competitivos, eles já estariam fazendo isso", acrescentou.

O cenário hipotético foi desenhado por Ross em um discurso ao Clube Nacional da Imprensa, em Washington, para explicar a dependência da China de importações de produtos agrícolas e como, em sua avaliação, retaliações de Pequim às tarifações americanas "impactariam negativamente" a própria economia chinesa.

Ele comentou em sua explanação que o Brasil não está retendo exportações de soja "só para ajudar os Estados Unidos". "O Brasil também tem problemas com o clima e as redes de transporte, o que limita a sua capacidade de exportar materialmente mais do que já exporta", pontuou o secretário.

Ross disse ainda que, "para suprir a demanda adicional chinesa" que poderia surgir se o país asiático retaliasse as tarifas dos EUA, o Brasil teria de redirecionar para a China parte da soja que hoje é vendida a outros países. "Se eles (o Brasil) fizessem isso, o mercado que eles abasteciam anteriormente estaria agora aberto a produtores dos EUA", completou.
FONTE: Estadão
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: