Domingo, 22 de Julho de 2018
Pesquisa e Desenvolvimento
Hormônio ajuda a evitar a desidratação das plantas
09/05/2018
O hormônio recém-descoberto é chamado de CLE 25.
Pesquisadores do Centro Riken de Ciência de Recursos Sustentáveis (CSRS) em Tsukuba, na província de Ibaraki localizada no Japão, descobriram que as plantas possuem um hormônio que auxilia as plantas a reterem água quando não há umidade suficiente no solo. Apesar dos cientistas já suspeitarem que houvesse um sistema responsável por fazer com que as plantas detectassem a seca, essa é a primeira pesquisa que consegue comprovar como isso funciona.

O hormônio recém-descoberto é chamado de CLE 25, ele se move quando identifica condições de escassez, indo da raiz para as folhas e prevenindo a perda de água através do fechamento dos poros localizados na superfície das folhas. De acordo com Fuminori Takahashi, que é um dos integrantes da pesquisa, as folhas fecham seus poros quando o clima está mais seco porque são eles que permitem a respiração, o que, consequentemente, faz que haja um escape de água em forma de vapor. "As pessoas pensam que as plantas são estáticas porque não se movem. No entanto, nas plantas há uma comunicação estreita e ativa entre os tecidos separados por grandes distâncias", declara ele.

Esse sistema permite que as plantas se adaptem quando as condições ambientais são estressantes como forma de proteger seu desenvolvimento. O pesquisador afirma que agora que esse sistema foi descoberto, o próximo passo do estudo é formular hormônios ainda mais eficientes para aprimorar essa comunicação entre raízes e folhas. "Estamos trabalhando em peptídeos modificados que são mais eficazes para resistência ao estresse do que os naturais", explica.

A pesquisa foi desenvolvida com o uso da planta Arabidopsis thaliana, conhecida popularmente como agrião, que é a primeira a ter seu genoma inteiro sequenciado, o que faz com que ela seja cultivada em inúmeros laboratórios ao redor do mundo. A equipe de cientistas também está tentando encontrar maneiras de misturar hormônios em fertilizantes a fim de melhorar a resistência de plantas à seca e à salinidade das lavouras no campo.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: