Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Cursos e Eventos
Mandioca livre de pragas e doenças
07/05/2018
No Tocantins, a cadeia produtiva da mandioca chega a mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas.
Feira traz mandioca livre de pragas e doenças
Na Agrotins 2018, o Ruraltins leva aos produtores uma casa de vegetação com mudas fornecidas pelo projeto Reniva, desenvolvido pela Embrapa. No espaço estão sendo cultivadas variedades de mandioca de mesa e industrial ideias para o plantio em todas as regiões do Estado.

No Tocantins, a cadeia produtiva da mandioca chega a mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas.

Para garantir aos produtores rurais mudas de mandioca, com qualidade, livres de pragas e doenças, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com instituições públicas e privadas, ligadas ao meio rural, apresenta na 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), uma casa de vegetação com mudas fornecidas pela Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, mais conhecido como projeto Reniva, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No espaço estão sendo cultivadas variedades de mandioca de mesa e industrial com características ideais para o plantio. Essas sementes serão apresentadas aos agricultores que visitarem o Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a feira, e enviadas posteriormente para 40 Unidades de Referência Tecnológica (URTs), implantadas pelo Ruraltins, em todas as regiões do Estado, para que sejam distribuídas aos produtores.

“A intenção dessa casa de vegetação é produzir mudas para que essas variedades sejam multiplicadas, todas elas indexadas, livres de pragas e doenças, com capacidade produtiva melhor. Enquanto a média nacional chega a oito toneladas por hectare, a gente tem relato de produtor conseguindo até 50 toneladas, às vezes mais com sistema de irrigação. A nossa intenção mesmo é produzir material propagativo de mandioca, uma demanda que está em falta, e que essas mudas de alta produtividade cheguem até o campo”, disse o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Kin Carlos Gomides, responsável pela implantação da casa de vegetação.

Mandioca
No Tocantins, a cadeia produtiva da mandioca vem crescendo gradativamente a cada ano, chegando a mais de 23 mil hectares de área plantada e uma produção anual de 408 mil toneladas de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2016.

Os principais municípios produtores são Porto Nacional, Santa Rita do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Pindorama, Fátima, Santa Tereza do Tocantins, Santa Rosa, Brejinho de Nazaré e Novo Acordo.

Agrotins
A 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. (Do Ruraltins)
FONTE: Agrotins
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: