Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018
Agricultura
Manejo do milho: como escolher a melhor semente?
22/03/2018
Custo da semente varia em função do seu potencial produtivo, dos eventos transgênicos introgredidos e da indicação de região.

Um dos critérios para escolha da semente de milho pelo produtor é o preço da cultivar. Em função da “tecnologia embarcada” neste insumo, o custo é significativo. O Circuito Tecnológico do Milho, realizado pela Aprosoja em parceria com a Embrapa, demonstrou que o custo médio do saco de semente na safrinha de 2016 ficou em R$ 324,72, sendo variável em razão do material semeado e da tecnologia transgênica disponível.

Manejo do milho
A Embrapa Milho e Sorgo produziu uma cartilha completa com orientações para todas as etapas da produção e manejo do milho. Os primeiros capítulos informam sobre os cuidados essenciais com os híbridos do cereal e quais os critérios seguir na aquisição de sementes de milho. “A semente impacta consideravelmente no custo de produção, portanto, a escolha correta da cultivar deve merecer toda atenção do produtor que pretende ser bem-sucedido em seu empreendimento”, afirma a Embrapa Milho na cartilha.

Custos da semente
O custo de uma semente varia normalmente em função do seu potencial produtivo, dos eventos transgênicos introgredidos e de região para região. Normalmente, de acordo com especialistas, sementes advindas de empresas idôneas, licenciadas no Ministério da Agricultura devem ser priorizadas pelo produtor, pois elas são obrigadas a fornecer sementes com alto poder de germinação e vigor. Caso ocorra algum problema de qualidade, o produtor rural deve entrar em contato com os responsáveis pela venda para que as sementes sejam trocadas.

Cuidado com o preço baixo
Sementes de empresas não licenciadas, muitas vezes adquiridas a um preço muito abaixo do praticado no mercado da região, podem trazer sérios prejuízos ao produtor. “Essas empresas, por trabalhar na clandestinidade, não garantem sementes com o mesmo potencial de germinação e vigor”, explica a Embrapa Milho. Assim, o produtor pode ter um custo menor na compra, mas se houver problemas de população de plantas em virtude de falhas na germinação, ele não terá a quem recorrer, e o prejuízo será garantido.
FONTE: SF Agro
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: