Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Pragas e Doenças
Solução para resistência a herbicidas está chegando
16/02/2018
Usado no arroz, penoxsulam pode ter a chave para o problema.
Pragas resistentes a herbicidas ameaçam os cultivos e a produtividade em todo mundo. Agora, no entanto, pesquisadores da Universidade de Queensland deram um importante passo para a solução deste problema. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade australiana fez uma descoberta fundamental sobre o mecanismo de funcionamento do penoxsulam (ingrediente ativo do herbicida mais vendido para arroz e trigo).

“O penoxsulam controla daninhas como capim, invasoras de folhas largas ou junco, que se tornaram o maior foco de pesquisa devido ao número de espécies que desenvolveram resistência aos herbicidas”, afirmou o líder do grupo de pesquisas, professor associado Luke Guddat.

“Entender como funciona deve ajudar no manejo de resistência ao herbicida não somente para produtores de arroz, mas também para outtras culturas em todo o mundo. Esses componentes tem mostrado ter níveis extremamente baixos de toxicidade ao meio ambiente”, acrescentou o pesquisador.

Os pesquisadores esperam que essa descoberta contribua para a próxima geração de herbicidas comercialmente seguros e efetivos para enfrentar o grande número de ervas daninhas que se tornam resistentes. A resistência aos herbicidas causa redução da renda de produtores, apesar dos gastos globais de US$ 30 bilhões anualmente com esses produtos.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Thieery Lonhienne e o Dr. Mario Garcia usaram estudos cristalográficos para capturar os mecanismos dos herbicidas em ação. “Nós descobrimos que o penoxsulam se combina com uma enzima na erva daninha e previne que a invasora se desenvolva naturalmente, produzindo aminoácidos - os blocos fundamentais de proteínas”, afirmou Guddat.

“Felizmente, os humanos e outros animais não possuem essa enzima e então os compostos de penoxsulam são relativamente seguros nas concentrações usadas nas aplicações de campo”.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: