Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2018
Pragas e Doenças
Nova soja da Embrapa promete isolar a ferrugem asiática
08/02/2018
Utilização da variedade permite redução nas aplicações nas lavouras contra a doença. Cultivar foi lançada pela Embrapa na 30ª edição da Show Rural Coopavel. Variedade é adaptada aos estados de SC, PR, MS, SP e sul de GO. Cultivar já estará disponível aos produtores rurais a partir da próxima temporada. PR lidera casos da ferrugem nesta safra.

Durante a Show Rural Coopavel, o pesquisador André Grando, da Embrapa, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar o lançamento da cultivar BRS 511, uma cultivar de soja resistente à ferrugem asiática, um dos principais problemas da cultura no Brasil.

Essa cultivar conta com uma tecnologia que é chamada de Shield. Com ela, o fungo da ferrugem consegue infectar a planta de soja, mas não evolui, já que a defesa da própria planta irá isolar o ataque desse fungo.

Dessa forma, os produtores poderão reduzir o número de aplicações e ter mais segurança no cultivo, gerando economia, já que o controle da ferrugem não é uma prática barata, bem como a doença implica em perdas de produtividade.

Segundo dados do Consórcio Antiferrugem, o estado do Paraná lidera a incidência da ferrugem asiática neste ano, com 108 casos. Os produtores, em decorrência das chuvas, não conseguiram entrar nas lavouras por um longo período de tempo. Grando explica que, com a nova cultivar, o avanço da ferrugem também pode ser reduzido.

A BRS 511 já estará disponível na próxima safra, sendo recomendada para produtores de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás.
FONTE: Embrapa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: