Quinta-Feira, 26 de Abril de 2018
Legislação e Política
Funrural: Saiba como fica sua situação
06/02/2018
Produtores conseguiram decisões favoráveis em caráter liminar.
Em função do tempo que se arrasta pela indefinição em torno do pagamento do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), muitos produtores rurais buscaram a via judicial para evitar pagar a contribuição previdenciária que consideravam inconstitucional. E muitos deles conseguiram decisões favoráveis em caráter liminar. De acordo com advogado especialista em Direito Tributário Jair Beck Filho, em relação ao parcelamento dos débitos e, considerando os efeitos da decisão do STF, existem basicamente três situações práticas a considerar.

A primeira é a do produtor com liminar judicial que realizou os depósitos dos respectivos valores em juízo. Nesse caso, informa o advogado, as quantias depositadas serão convertidas em pagamento automático, e possivelmente terá saldo credor para levantamento.

O segundo caso é do produtor com liminar judicial, mas que não realizou os depósitos: “Poderá desistir do processo e aderir ao parcelamento, ficando inclusive isento de honorários sucumbenciais, como também considerando os efeitos da liminar (suspensão do pagamento por ordem judicial), não poderá incidir multa sobre o total devido”.

Já a terceira situação é a do produtor sem liminar e que optou livremente por suspender os pagamentos. Esse também poderá aderir ao parcelamento, porém com incidência de multa e demais encargos. “Importante considerar que aquele produtor que vendeu sua produção exclusivamente, por exemplo, para agroindústrias ou cooperativas, está dispensado do recolhimento já que a responsabilidade restou transferida ao adquirente”, observa Jair Beck Filho.
FONTE: Agrolink
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: