Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
Artigos
IAC não recomenda uso calcário líquido para corrigir acidez do solo
31/01/2018
Este texto tem a função de ALERTAR E INFORMAR sobre aspectos que envolvem a correção do solo no Paraná que tem solos, em sua maioria, ácidos. Informações e recomendações sobre a eficiência do “calcário líquido” são descabidas, desrespeitosas com a ciência e irresponsáveis.

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, vem a público comunicar que, com base em resultados de pesquisas científicas, não aprova ouso de fertilizantes minerais fluidos, que vêm sendo comercializados como “calcário líquido”, visando à correção da acidez do solo. O IAC não autoriza a associação de seu nome com qualquer recomendação de correção de acidez do solo por meio de fertilizantes minerais fluidos (“calcário líquido”).

O IAC somente recomenda o uso de materiais corretivos de acidez que atendam às exigências legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contidas na Instrução Normativa Nº 35/2006.
O Instituto trabalha há muitos anos no desenvolvimento de recomendações de adubação e calagem.

Essas recomendações são permanentemente atualizadas em função da evolução das práticas de manejo do solo e das culturas estudadas. Além de trabalhos em laboratório, para elaborar estas recomendações são realizados muitos ensaios em campo, sob diferentes condições edafoclimáticas e sistemas de manejo.

Dúvidas em relação ao uso de fertilizantes minerais fluidos devem ser endereçadas ao Centro de Solos e Recursos Ambientais do IAC, pelo e-mail solos@iac.sp.gov.br, ou para Instituto Agronômico, Centro de Solos e Recursos Ambientais, Caixa Postal 28, CEP: 13012-970 Campinas, SP.

Confira abaixo o Manifesto emitido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo sobre o "Calcário Líquido" (clique em "baixar arquivo").
FONTE: Assessoria de Imprensa
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: