Sexta-Feira, 17 de Agosto de 2018
Pragas e Doenças
Paraná já registra mais de 100 casos de ferrugem asiática nesta safra de soja
30/01/2018
Produtores estão aplicando mais fungicidas para tentar segurar a doença. Clima úmido é principal fator para maior incidência.

Na propriedade de Moacir Belinato, em Barbosa Ferraz, no Paraná há alguns anos a ferrugem asiática não aparecia. Entretanto, nesta safra, o clima chuvoso e nublado favoreceu a incidência da doença e aumentou os gastos com pulverizações. Até agora, já foram registrados mais de 100 casos da doença em todo o estado, 20% a mais que o total verificado na safra anterior.

No município que Belinato tem propriedade, um único caso foi registrado, conforme levantamento do Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa. provavelmente este caso se refere à área do produtor. “Na nossa região há alguns anos não tínhamos problemas com a ferrugem. Mas, com esse clima chuvoso, ela apareceu”, diz ele.

Por lá, ele cultivou 300 hectares com a oleaginosa e teve que fazer uma aplicação a mais para segurar o avanço da ferrugem. “Normalmente fazemos 2 aplicações preventivas. Quando percebemos o problema, fizemos mais uma e controlamos a doença. Agora, se o tempo ajudar, faremos a dessecação da área e começaremos a colher”, diz o produtor.

O município de Barbosa Ferraz nem de longe é o caso mais sério do Paraná. Outras cidades registraram bem mais casos como: Cascavel (5 casos), Toledo (5), Corbélia (4) e Arapoti (3). Ao todo, o Paraná já registrou 104 casos, contra 87 de todo o ano passado. Se seguir nessa toada, muito provavelmente o estado superará a marca registrada em 2015/2016 (106 casos) e 2012/2013 (112). Ainda assim, dificilmente baterá a marca histórica de 291 registros de 2010/2011.
FONTE: Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: