Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018
Hortifruti
Saiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros
29/01/2018
Elemento é exigido em altas quantidades e faz parte da parede celular da planta.Considerado um macronutriente nas culturas de citros, por ser exigido em maiores quantidades por essas plantas, o cálcio participa de funções estruturais e fisiológicas da planta.

Sua deficiência pode ocasionar queda de folhas e frutos, e até mesmo rachaduras da casca, impactando diretamente na rentabilidade do produtor. Por isso, estar atento a exigência desse elemento é fundamental para o bom desenvolvimento dos cultivos.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, além do uso do cálcio no momento de correção do solo, é importante que o citricultor realize aplicações via foliar. "Sabemos que o cálcio possui uma baixa translocação, por isso quando fazemos uma aplicação foliar, seja na fase vegetativa, reprodutiva ou de frutificação, conseguimos manter a quantidade necessária para o bom desenvolvimento da planta", explica.

A prática já foi adotada por Miltom Boveloni, produtor de laranja na cidade de Mogi Mirim (SP). De acordo com o agricultor, quando se busca por produtividade, o cálcio não pode ser deixado de lado. "Na citricultura, precisamos de muito do cálcio, sempre precisamos fazer essa correção. Com isso, percebi melhor o desenvolvimento e pegamento do fruto, além de aumento de produção", afirma.

Revoredo ainda destaca que o macronutriente faz parte de diversas estruturas da planta, sendo, dessa forma, extremamente importante para o crescimento foliar, polinização e frutificação. "O cálcio está relacionado à parede celular de vários tecidos vegetais, como as folhas, tubos polínicos e até mesmo dos frutos, participando da formação dessas estruturas. Então, é importante manter a quantidade necessária para que a folha, o ramo, a flor ou o fruto consigam se desenvolver", reforça.

Algumas funções fisiológicas do vegetal também estão ligadas ao nutriente, conforme explica o agrônomo. "O cálcio está relacionado ao metabolismo, tanto de maneira mais simples quanto na redução de estresse da planta, favorecendo uma atividade fotossintética constante. Assim, a folha consegue gerar mais energia para sustentar sua flor e, consequentemente, o futuro fruto", finaliza.
FONTE: Agroin
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: