Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Uso de bioplástico deve crescer
24/01/2018
Bioplásticos podem ser feitos de cana, milho ou madeira.

A Associação Europeia de Bioplásticos, em Berlim, anunciou nesta semana que o uso de bioplásticos feitos de cana de açúcar, madeira e milho poderiam crescer cerca de 50% nos próximos cinco anos.

Segundo a entidade, que inclui as empresas Cargill e Mitsubishi Chemical Holdings Corporation, o abastecimento de matéria-prima para os plásticos que ambiciona a indústria petroleira começa a ser desafiado pelas empresas que fabricam garrafas plásticas no lugar de combustíveis fósseis.

Os bioquímicos e bioplásticos podem diluir uma parte da demanda pelo petróleo, considerou Pieterjan Van Eytvank, consultor no Wood Mackenzie, um grupo de pesquisa da indústria petroleira.

Basf, o gigante alemão, e a papeleira finlandesa Stora Enso recém começaram o negócio para satisfazer a demanda de clientes como Coca-Cola e Lego. De acordo com entidades europeias especializadas, os bioplásticos supõem 1% aproximadamente da indústria de plásticos.

Atualmente, as companhias Braskem, com base em São Paulo, NatureWorks, nos Estados Unidos, e Novamont SpA, na Itália, constitutem os principais produtores desses materiais. Analistas coincidem que o crescimento desse mercado poderia estimular inclusive a demanda de petróleo.

COMPETITIVIDADE
Os produtores de bioplásticos da UE estão cada vez mais preocupados com a dificuldade de competir com os seus pares nas Américas, devido em parte às tarifas elevadas que devem pagar pela matéria-prima: etanol. A questão ganhou muito interesse durante as negociações comerciais que estão ocorrendo entre a UE e o bloco "Mercosul" que representa produtores sul-americanos.

Em uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, produtores químicos europeus pediram à UE que renuncie às tarifas de importação de bioetanol utilizado exclusivamente para aplicações em produtos químicos intermediários.
FONTE: Mt
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: