Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018
Espaço Emater
Controle biológico de pragas de soja
23/01/2018
Luiziana PR realiza controle biológico de pragas de soja.
Diante de uma determinação do Ministério Público através da promotoria do Meio Ambiente, com a proibição de uso de agrotóxicos no entorno da cidade de Luiziana, numa faixa de 50 metros com barreiras e 100 metros sem barreira, o Instituto Emater juntamente com a Coamo, passaram aos produtores uma proposta técnica de controle alternativo e biológico para controle de pragas da soja, mais especificamente o percevejo marrom.

Existe na área 43,0 há cultivado com soja, os 06 produtores envolvidos foram convidados para palestras que foram ministradas pela Bug sobre o controle Biológico com vespinhas ( Telonomus e Trichogrma) que são parasitóides para lagartas e percevejos optou-se pelo uso dessa tecnologia, sendo adotada por produtores do entorno.

Nessa primeira liberação foram 37 cartelas com 5.000 vespas cada uma e após 15 dias haverá uma segunda liberação. Além disso, diante das variações climáticas, recursos para plantio e outros desafios que a agricultura familiar esta enfrentando, o produtor precisa ficar atento ao uso correto na aplicação de agrotóxicos visando a melhor eficiência, redução de custos e menor contaminação do meio ambiente.

A responsável local pelo Emater Laura H. G. Silva, também comentou que o manejo integrado de pragas e doenças faz parte da Campanha Plante seu Futuro destinado preferencialmente aos agricultores familiares na promoção de referencias em boas práticas
FONTE: Emater. Campo Mourão PR
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: