Domingo, 24 de Junho de 2018
Curiosidades
Cratera gigante surge em lavoura de soja de Minas Gerais
15/11/2017
Um fato chamou a atenção e rapidamente se espalhou pelas redes sociais do Brasil. Imagens mostram uma cratera de aproximadamente 20 metros de diâmetro que surgiu no meio de uma lavoura de soja no estado de Minas Gerais.

As primeiras informações sobre o fato surgiram no dia 5 de novembro, por funcionários da fazenda Santa Cruz, que fica situada em Coromandel. De acordo com o proprietário, Diogo Tudela, assim que viu o tamanho do estrago tratou logo de chamar técnicos agrícolas e pesquisadores para avaliarem a situação.

“É a primeira vez que vemos uma situação dessa. De manhã, cheguei lá e vi aquela cratera com mais de 20 metros de diâmetro”, conta ele.

O caso não é fruto de nenhum meteoro ou algo do gênero, como chegou a ser sugerido por alguns leitores. Segundo o pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gilberto Fernandes Corrêa, que esteve no local, se trata de um acidente geológico, conhecido como dolina. “É uma depressão no solo característica de relevos cársticos, formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Em suma, a água subterrânea acaba formando galerias nestas rochas subterrâneas e com o passar de milhares de ano, o teto vai afinando e chega ao ponto que cede a pressão e desmorona”, explica Corrêa.

O pesquisador acredita que o buraco agora tenha algo em torno de 15 metros de profundidade e que o buraco ainda pode ficar maior. “Dependendo de como for a cratera pode aumentar ainda, Por isso, foi importante o proprietário isolar a área. Acredito que uma cratera deste tipo não tem como encher de terra, não”, conta o pesquisador.

Segundo o gerente da propriedade, este tipo de problema é comum no município vizinho, chamado Vazante, informação confirmada pelo pesquisador Corrêa.

Por enquanto Tudela ainda não sabe o que vai fazer com a cratera. Antes de mais nada isolou a área e agora aguarda o resultado técnico para tomar alguma decisão. Vou monitorar a área e depois do período chuvoso, com acompanhamento técnico, decidirei o que fazer. Por enquanto está tudo isolado”, afirma Tudela.

Sobre o Projeto Soja Brasil
O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é de Safras & Mercado e Somar Meteorologia. O patrocínio é de BASF e Mitsubishi Motors. O apoio nos eventos é de Yara Brasil Fertilizantes.
FONTE: Foco Rural com informações de Projeto Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: