Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Clima
Meteorologia prevê quase duas semanas seguidas com chuvas no Sul
06/10/2017
Excesso de água pode atrapalhar a entrada das máquinas nos campos para continuar a semeadura da soja.

Se o problema inicial da safra de soja 2017/2018 era a falta de chuvas, o que atrapalha agora a semeadura é o excesso de precipitações. A meteorologia prevê chuvas fortes à caminho do Sul do Brasil, fato que pode atrapalhar a entrada das máquinas em campo e por consequência atrasar ainda mais a semeadura da soja.

Do dia 6 a 11 de outubro estão previstos volumes acumulados de até 80 milímetros nos três estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. E ao que tudo indica as precipitações irão continuar afetando a região entre os dias 12 a 18 outubro, com volumes de até 55 milímetros acumulados.

Previsão inicial para toda a safra

Algumas simulações realizadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – (CPTEC/INPE) indicam risco de estiagem regionalizada no decorrer da segunda quinzena de novembro no Paraná. Em janeiro, em pleno período de colheita, a segunda quinzena também poderá ser mais seca, o que seria até bom, pois auxiliaria os trabalhos de campo.

O mesmo vale para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, lembrando que a estiagem de janeiro não seria tão danosa, segundo Celso Oliveira. Para os dois estados, o problema seria a falta de chuva em fevereiro, algo que não aparece nas previsões de tempo de longo prazo, por enquanto.
FONTE: Soja Brasil
NOTÍCIAS RELACIONADAS
VER TODAS

Cadastre-se e receba gratuitamente as atualizações do Foco Rural em seu e-mail

Após o preenchimento de seu nome e e-mail, clique no botão CADASTRAR. Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro. Caso não receba o e-mail, verifique sua Caixa de Spam. O recebimento de nossa newsletter depende da sua confirmação. Confira nossos Termos de Uso.


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
® 2011-2015. Foco Rural – O homem do campo bem informado. Todos os direitos reservados.
DESENVOLVIDO POR:
X
Enviar notícia por e-mail
*Meu Nome:
*E-mail Rementente:
*E-mail Destinatário: